O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta terça-feira (17), um grupo de atletas, técnicos e dirigentes esportivos que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, na França, encerrados no dia 8 de setembro. O paraibano Petrúcio Ferreira, medalhista de ouro ao obter o tempo de 10s68 nos 100m rasos para atletas da classe T47, sentou-se ao lado do presidente e discursou em nome dos atletas.
“Falar em nome dos atletas, agradecer o programa bolsa atleta, o programa que é de grande importância, incentivando os atletas olímpicos e paralímpicos a acreditar no seu trabalho. Nós atletas que nos dedicamos bastante a tudo isso, a gente vive disso, a gente vive pra isso. Em busca dos nossos sonhos, em um governo como esse que nos abraça, que nos acolhe, que nos dá grande incentivo e suporte. Também agradecer ao Comitê Paralímpico Brasileiro que vem dando grande suporte e que nos fez ter uma grande campanha nos Jogos Paralímpicos de Paris (…) A palavra hoje é gratidão e agradecimento por todo esse trabalho que nos acolheu, que nos incentivou, esses nossos sonhos a serem realizados”, declarou Petrúcio.
O evento ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presenças da primeira-dama, Janja Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do Esporte, André Fufuca, além de outras autoridades.
Na França, o Brasil protagonizou a melhor campanha da sua história em Jogos Paralímpicos. A delegação conquistou 89 medalhas, com 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. O país terminou pela primeira vez no top 5 da classificação geral, em quinto lugar. O número de ouros foi recorde e superou a marca de 22 medalhas douradas conquistadas em Tóquio, em 2021.
Outro ponto importante foi que, a exemplo do que ocorreu nos Jogos Olímpicos, as mulheres foram destaque nos Jogos Paralímpicos, e conquistaram mais da metade das medalhas e mais da metade dos ouros. Foram 43 medalhas femininas e 42 masculinas, com 13 ouros das mulheres e 12 dos homens.
Paris também confirmou a importância do Bolsa Atleta para o sucesso do esporte nacional. Na França, 100% das medalhas foram conquistadas por atletas beneficiados pelo programa do Governo Federal. O Brasil competiu com 280 atletas, dos quais 274 integram o Bolsa Atleta atualmente.
MaisPB
Nenhum comentário
Postar um comentário